Nos dias de hoje é praticamente impossível não conectar o bem estar da nossa saúde com o meio-ambiente que nos rodeia, dependemos do bom funcionamento dos ciclos terrestres para que possamos continuar a viver de forma segura e duradoura. Todos nós fazemos parte de uma grande trama complexa. Embora o ser humano tenha sido capaz de criar muitas coisas incríveis, sozinho jamais conseguiríamos tal façanha. Evoluímos de uma série de animais para poder chegar até aqui e nada é mais justo do que honrar a jornada de nossos ancestrais demonstrando o mesmo empenho e desejo de permanecer vivos que eles tiveram no passado.
Para que consigamos continuar a jornada da humanidade da Terra, a boa saúde de tudo e todos é de suma importância. Entendemos como saúde integral a capacidade de estar protegidos de eventos externos e fortalecidos para que continuemos materializando grandes feitos a favor do desenvolvimento sustentável da raça humana. Para que isso aconteça, o acesso a recursos básicos de qualidade como saneamento básico, tratamento de água e segurança alimentar é fundamental, bem como o debate sobre questões de gênero e saúde mental . Esses recursos são essenciais não só para que o ser humano se sinta respeitado, mas também para reverberar diretamente na preservação da fauna e da flora, sustentando a integridade do nosso Planeta. Manter esses elementos da natureza saudáveis, especificamente os rios e solo, irão contribuir muito com o avanço sustentável de nossa espécie.
A ONU conseguiu sintetizar bem esses conceitos, adotando indicadores de origem Buthanesa para monitorar o desenvolvimento de um povo, ela é conhecida como o FIB (Felicidade Interna Bruta), foi criada para ter uma maior compreensão das condições atuais do nível de felicidade existente em uma nação e também entender como a sociedade civil pode ajudar a identificar os locais em que esses indicadores podem ser melhores trabalhados. Os indicativos circulam em torno do bem estar humano, esgotamentos dos recursos da natureza, cuidados familiares e utilização do tempo de forma equilibrada.
Dando ênfase ao bem estar humano, a saúde mental é uma questão que antes não se dava tanta importância como hoje, mas com o avanço da tecnologia e de discussões abertas sobre o tema, este assunto vem deixando de ser um tabu. O nosso contentamento está muito ligado a como enxergamos o mundo, depende muito da lente que escolhemos usar ao longo da vida, no entanto, essas lentes às vezes são impostas para nós, seja pelas experiências que vivemos durante a vida ou também pelo fato de nascermos com algum déficit substancial do organismo. Dar atenção aos nossos pensamentos e comportamentos, estimulando essa autorreflexão é necessária para que consigamos nos manter sã e centrados tanto em momentos de calmaria, como de tormenta.
A Tikun Olam quer garantir que todos os jovens tenham acesso aos recursos básicos de qualidade para que as atuais e as próximas gerações possam se aventurar tranquilamente pelas terras brasileiras. Esse não é o tipo de Brasil que gostaríamos de deixar para as nossas crianças, correto?
Com a ajuda das várias iniciativas da Tikun Olam, os impactados terão a chance de usufruir de conhecimentos que ajudarão a realizar a mudança local e ainda aliar esta expertise com as tecnologias sustentáveis disponíveis no mercado. Desta forma, será possível inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo para assim atingir o mais rápido possível a tão sonhada Saúde Integral. Precisamos começar a agir agora!