Resiliência é um termo que vem sendo muito utilizado ultimamente e tem como significado a habilidade de se adaptar às mudanças e imprevistos externos, ou seja, é a criação de uma inteligência interior que tem a capacidade de se autorregenerar, um talento que nós, seres humanos, às vezes levamos uma vida inteira para aprender.
Em contrapartida, as plantas já nasceram com essa sabedoria, mesmo as que vivem em um pequeno vaso dentro de um apartamento de uma grande cidade. Um exemplo é quando pequenas pragas como pulgões surgem do nada nas folhas, mesmo depois de fazer esforços para erradicar essa praga com receitas naturais e não obter o resultado esperado, cortar os galhos atingidos parece ser a melhor opção. A partir daí a magia começa a acontecer, após algumas semanas, os primeiros sinais de vida verde já começam a brotar, é a resiliência na sua forma mais pura, depois de um cataclisma de eventos externos, a planta mostra a sua força e desejo se manter viva. A natureza é simplesmente perfeita.
Somos Natureza também. Se as plantas conseguem, nós também podemos desenvolver essa maestria. A resiliência não está somente restrita ao reino animal ou vegetal, essa destreza acompanha também o sistema complexo em que estamos inseridos, a nossa comunidade e cidade, por exemplo. Para vivermos em uma sociedade mais satisfeita e regenerativa, é preciso criar caminhos viáveis para que isso se materialize. A Tikun Olam acredita no potencial das pessoas, habitamos em uma trama onde cada indivíduo possui suas particularidades e talentos para contribuir positivamente com esse fluxo, e sobretudo determos do poder de cultivar a auto responsabilidade para que todos os envolvidos se sintam acolhidos.
Junto com a força do coletivo, as cidades devem proporcionar alternativas sustentáveis e acessíveis para facilitar esse rumo, conceitos como economia solidária, economia circular e consequentemente, geração de renda local é imprescindível para fortalecer o vínculo entre as pessoas e promover a regeneração local. Ao mesmo tempo, esses conceitos fomentam uma rede de apoio forte que pode nos levar a um crescimento contínuo e como efeito, a então sonhada resiliência. A Tikun Olam coloca em prática estes conceitos, através do uso de tecnologias disruptivas, inovadoras e sustentáveis que irão trazer, além de inúmeros benefícios para as pessoas e/ou comunidade impactadas, servirá como uma ferramenta de educação transformadora. É importantíssimo termos em mente que uma comunidade resistente e em movimento nos leva ao desenvolvimento de uma sociedade mais colaborativa. Com a prática e vivência compreenderemos que às vezes os pulgões aparecem em nossas vidas para que tenhamos coragem de cortar os galhos que não nos servem mais para então regenerar e fortificar a vida que está em nós.