CEU.LUMADI Juquitiba, SP

tikun-olam-historias

O caminho da espiritualidade em convergência com a consciência ambiental

O caminho da evolução humana e espiritual, para muitos seres humanos, é o verdadeiro motivo da experiência humana aqui no plano terrestre, seriam esses os principais motivos que podem sustentar uma vida equilibrada e harmônica, celebrando a genuína felicidade de estar vivo e, por consequência, se tornando uma potente ferramenta de auxílio ao próximo, à vida e ao planeta. Neste caminhar encontramos a possibilidade de aprender com os nossos erros e acertos, os quais, quase que por um “arranjo divino”, vão nos conduzir até os frutos semeados pelas nossas ações.

Começamos essa trajetória evolutiva bem cedo, em um momento onde até falar e andar se configura em um grande desafio, necessitando de apoio, orientação e de uma mãozinha para dar os primeiros passos. Em seguida, ao decorrer do nosso crescimento, desenvolvemos a capacidade de observar e de interagir com o mundo à nossa volta, utilizando-se deste espaço para alcançar os recursos necessários para a saciar as necessidades do crescimento do corpo. Entretanto, o simples atendimento às necessidades básicas fisiológicas são “meras formalidades” perto das possibilidades e da potência que pode ser alcançada por um ser humano consciente de sua existência.

Este ganho de consciência passa, em algum momento da vida, pela avaliação da sua relação humana com o meio ambiente, observando e reconhecendo-se como um ser transformador destes ambientes ocupados pela sua presença. Esse caminho orgânico é vivido não só pelos seres humanos, mas também pelas instituições que são formadas por eles; este o caso do Centro de Estudos Universais Luz da Mãe Divina (CEULUMADI), qual se configura em uma comunidade espiritualista que desenvolve diversas atividades para contribuir com a evolução humana dos seus membros e visitantes.

A comunidade possui mais de 10 anos de existência e está localizada no município de Juquitiba, em um grande berço de nascentes de águas puras e cachoeiras dentro da mata atlântica, no interior do estado de São Paulo; recebendo, muito apropriadamente, o nome do município, onde, na língua indígena Tupi-Guarani, significa “Terra de muitas águas” (Juquitiba).

Hoje o CEULUMADI possui quase 20 membros (incluindo as crianças) que sonham em ter uma vida completamente sustentável, baseando-se nos processos ecológicos que trazem uma verdadeira condição para que a vida permaneça viva. Nesta comunidade, além de muito conhecimento e instrução para se ter uma boa vida, também são desenvolvidos cursos, workshops, palestras e cerimônias, onde se busca o desenvolvimento humano através da percepção e da ampliação de suas potenciais, atrelado, diretamente, à espiritualidade. Segundo o filósofo grego Sócrates, se “para mudar o mundo é necessário, primeiro, mudar a si mesmo”, logo se torna evidente que essas pessoas estão no CEULUMADI para mudar o mundo, através do exemplo, disciplina e da retidão.

Neste caminho intenso de evolução o CEULUMADI se depara, então, com os aspectos sanitários e ambientais vivenciados in loco pela comunidade, notando que ainda não havia a destinação adequada dos seus efluentes sanitários; manifestando, de diversas formas, a sua intenção de transformar o local onde vivem em uma referência de sustentabilidade.

Dessa forma, sonhando junto com o CEULUMADI, foi idealizada uma parceria entre a comunidade, a Associação Tikun Olam (ONG) e a Biomovement Brasil (Empresa), onde o foco se concentrou na viabilização de técnicas e tecnologias de saneamento básico que pudessem resolver o problema sanitário no local, ajudando-os a estarem ainda mais perto do seus sonhos originários que sustentam a construção de um modo melhor, equilibrado e harmônico para todos os seres vivos.

Com o apoio técnico, científico e após o suporte operacional dos envolvidos foi observado, então, as formas possíveis de resolução da situação. Neste sentido, o primeiro passo foi cessar o lançamento dos efluentes sanitários na fossa rudimentar (fossa negra) existente no local, pois, além de promover a contaminação ambiental do solo, vegetação e do lençol freático, está fossa já se encontrava colapsada (quando a fossa está cheia e lotada), fazendo com que os efluentes sanitários aflorasse ao nível do solo e, consequentemente, pudessem promover o surgimento de doenças que resultam da falta de saneamento adequado como, por exemplo, a Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias, como a Dengue. Também é importante citar que, após cessar o uso da fossa rudimentar, localizada ao lado do poço de captação de água potável para o consumo humano, automaticamente a qualidade da água consumida também foi beneficiada e preservada.

Durante a segunda etapa deste projeto foi identificada, então, qual seria a tecnologia sustentável, ecológica, economicamente viável e desconectada (devido a comunidade ser muito distante da rede pública de saneamento) capaz de oferecer instantaneamente a resolução do problema. Neste sentido foi apresentada para a comunidade a solução tecnológica conhecida como AIR FOSSA®, financiada e viabilizada para este projeto pela ong Tikun Olam.

O AIR FOSSA® é uma tecnologia implementada dentro de uma caixa de água vedada (1º Estágio), para onde é destinado os efluentes sanitários, impedindo o contato do efluente com o  solo e o lençol freático. Nesta primeira caixa de água vedada o sistema AIR FOSSA® realizará a conversão do ambiente anaeróbico (sem oxigênio) em um ambiente aeróbico (com oxigênio). Essa transformação aumentará a velocidade e a eficiência da decomposição da matéria orgânica realizada pelas bactérias. Em seguida, após o tratamento primário realizado na primeira caixa de água, o efluente (já tratado) será direcionado para uma segunda caixa de água (2º Estágio), onde será receberá um novo tratamento e filtragem através de elementos físicos (areia, brita e carvão) adicionados em seu interior, sendo, em seguida, direcionado para um sumidouro (3º estágio) composto, novamente, por elementos físicos (areia, brita e carvão), porém com a adição de vegetais com alta capacidade de evapotranspiração, como Bananeiras, Mamoeiros e Taiobas; promovendo a absorção do efluente tratado; qual, neste momento, já atende aos parâmetros e normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para o seu lançamento no meio ambiente.

Cabe ressaltar que o AIR FOSSA® é uma tecnologia autônoma e disruptiva, necessitando apenas de uma tomada elétrica para alimentar o equipamento, promovendo condições para que o sistema atue sozinho através de uma configuração previamente estabelecida e de acordo com o fluxo e a intensidade do uso dos sanitários; resolvendo e promovendo, instantaneamente, um sistema de saneamento sustentável e ecológico.

Neste sentido, nós da Biomovement Ambiental, ficamos muito felizes com o trabalho desenvolvido pelo CEULUMADI, deixando aqui a nossa satisfação e os nossos parabéns pelo exemplo e pela dedicação atribuída em suas ações. Gratidão pela oportunidade de fazer da sua história … assim como vocês fazem parte da nossa história!

Carlos Henrique de A. Ferreira