O que é Educação Socioambiental?

Paulo Freire já dizia: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Seguindo nessa linha de raciocínio, a Tikun Olam identifica os jovens como os futuros agentes catalisadores de mudanças no planeta e para contribuir com essa corrente apostamos na Educação Transformadora como meio de potencializar a jornada. A Educação Transformadora é um conceito que defende um ensino fora dos padrões tradicionais do sistema educacional, foca em criar um ambiente de plena autonomia por parte dos estudantes, de forma que se sintam protagonistas de seu próprio conhecimento, além de motivar a comunidade local a fazer parte dessa egrégora direcionada a um bem maior. O objetivo principal da Tikun Olam é compartilhar conhecimento, promover a troca consciente entre pessoas de públicos distintos e criar um hub de propagação de um aprendizado lúdico, transformador e inclusivo. Todos os jovens são indivíduos em potencial para absorver novas temáticas com o objetivo de desenvolver habilidades e talentos direcionados a fazer parte de um movimento de mudança local.

Dentro do conceito de Educação Transformadora, temos o objetivo de disseminar a temática socioambiental e alcançar todos os jovens do nosso país, proporcionando mais acesso aos conhecimentos práticos que terão como intenção incentivar a cooperação entre os indivíduos e também apresentar como os nossos comportamentos de hoje influenciam no bom funcionamento do planeta do amanhã. Acreditamos que através das boas práticas voltadas ao meio-ambiente e à sociedade, os jovens se sintam co-responsáveis e engajados em trabalhar para uma sociedade mais justa e sustentável.

Por meio de atividades e vivências relacionadas à sustentabilidade ecossistêmica  proporcionadas pela Tikun Olam, buscamos uma compreensão holística por parte dos impactados com o intuito de semear um movimento colaborativo e consciente de ativismo ambiental. A realização de comunidades de práticas (community of practices – CoP) vão levar o compartilhamento de saberes e conhecimentos para outro nível¹. Nesses encontros, os integrantes irão debater sobre os problemas do mundo a fim de encontrar melhores caminhos para resolver estas questões, juntos, dentro de um coletivo. As – comunidades de práticas – fomentam um ambiente onde pessoas de qualquer idade são bem-vindas, a diversidade é o ponto forte dos grupos, tudo para trazer diferentes visões de um mesmo assunto, transformando o debate em uma atividade rica de informações e que se crie uma atmosfera onde todos os membros tenham a oportunidade de aprender juntos. 

Com efeito, estamos trabalhando juntos para transformar conceitos que antes eram considerados desconhecidos ou com pouca familiaridade se tornem comuns e presentes no dia-a-dia de todos. A transformação da sociedade virá do vínculo que esses jovens terão com o meio em que vivem e acreditamos que isso acontecerá por meio de uma educação voltada ao coletivo, materializando no agora a vontade de fazer acontecer hoje para a construção de um amanhã mais próspero.

¹ SBGC ( Sociedade Brasileira de Gestão de Conteúdo). Disponível em <http://www.sbgc.org.br/comunidade-de-praacuteticas.html>